Proposta didáctico-metodológica interdisciplinar para o estudo do bairro e dos problemas socioambientais nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.17398/2531-0968.10.169Schlagwörter:
Geografía, Historia, Literatura, problemas socioambientais, bairroAbstract
Este texto tem como objetivo refletir e propor possibilidades de trabalho interdisciplinar articulando o estudo do bairro e os problemas socioambientais, especialmente aqueles vivenciados pelos alunos em seu cotidiano, envolvendo as crianças ao problematizar a realidade em que estão inseridas com o intuito de interpretar, compreender e se possível transformar o lugar e o mundo. Faz-se necessário abordar essas questões, ao mesmo tempo que repensá-las, e entende-se que a escola como lugar de conhecimento e de vivências pode ser um dos espaços para essas discussões e aprendizagens. Para isso, apresenta-se uma proposta didático-metodológica para o estudo do bairro e dos problemas socioambientais em uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas de Geografia, História e Literatura. Metodologicamente o estudo considera a análise dos textos das políticas públicas que se referem à temática de problemas socioambientais, na perspectiva de uma reflexão acerca de como trabalhar e ensinar o que está prescrito na proposta que rege atualmente o ensino escolar brasileiro em uma abordagem que permita que os alunos reflitam sobre os problemas socioambientais, tendo como ponto de partida, as suas vivências, a sua realidade.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autoría y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cual estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons 4.0 BY-NC-SA que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación en esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
- Los autores y autoras han respetado la política de autoría de esta revista.